Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

17 abril, 2012

A “mudança” está a camino.

Tenho que confessar que estou feliz, feliz, feliz, por estar a conseguir por em prática algumas das mudanças propostas nos últimos tempos. Sao mudanças subtis, quase imperceptìveis para os outros, mas que representam uma diferença significativa na minha maneira de estar e de viver a vida.
No outro dia escrevia sobre a necessidade que por vezes temos de dizer “basta “ e que, frequentemente, tomar essa decisao é mesmo o mais difícil. Porque normalmente se refere a situaçoes e pessoas próximas. Porque representa um corte com os nossos padroes de comportamento habituais e “naturais” (nao têm nada de natural, mas à força de tanta repetiçao parece que sim…). E porque todos os cortes sao novos começos e todos sabemos o que acontece ante a novidade,  ante o desconhecido : MEDO.
Sim, porque mesmo quando nao estamos satisfeitos com  a forma como agimos, com os resultados que alcançamos, com o modo como nos relacionamos com os desafíos da vida ou com os que nos rodeiam, é sempre mais “fácil” continuar como sempre, adoptar as reacçoes que conhecemos e para as quais achamos que estamos preparados, mesmo que isso nos produza uma insatisfaçao avassaladora.
Mas cada vez mais acredito que tudo acontece por uma razao e no momento oportuno, nem antes nem depois (e isto a pesar da paciencia nao ser o meu forte…). Acontece quando estamos preparados para encarar o desconhecido, para aceitar com humildade que nao sabemos nada do que nos espera mais adiante, mas que sabemos o suficiente para estar confiantes  que havemos de chegar a algum lado e, de preferencia,  aprender qualquer coisa pelo caminho. Um caminho que nao é fácil. Por isso mesmo temos que estar preparados para os tropeçoes, para as provas e desafíos que vao surgindo, mas a questao reside em como afrontar as situaçoes que se vao colocando. Se se repetem, entao é porque há qualquer coisa que nao está a funcionar, ainda nao aprendemos o que é preciso para sair desse lugar e partir para outro.
Ninguém disse que a “mudança” é fácil, mas está a caminho e já noto as diferenças.
M.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh amiga, não posso estar mais de acordo contigo!!!

Bjs cheios de saudade,
SR

Marta Anico disse...

Sintonia perfeita minha querida, e muitas, muitas saudades mesmo:) Acho que vais gostar do próximo post!!