Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

08 julho, 2012

Toucados.

Um dos entretenimentos da tarde de ontem consistiu na observação, comparação e crítica dos toucados que as espanholas adoram em usar nos casamentos.

Estava eu sentadinha com umas amigas numa esplanada do Espolón, uma espécie de Plaza Mayor aqui de Logroño, a falar de férias, viagens e afins quando ficamos as tres estupefactas perante o desfile de vestidos de cerimónia que começou a ter lugar diante dos nossos olhos e que durou mais ou menos uma hora.

É que o Espolón é o ponto de encontro e partida em autocarro dos convidados, qual excursionistas, para algum dos muitos restaurantes e salas de festas que existem nos arredores. A cerimónia normalmente tem lugar numa das igrejas do centro histórico e depois seguem todos para a festarola. E nós ontem tínhamos um lugar privilegiado para a observação de modelitos. E, claro, havia para todos os (des)gostos:)

A questão da indumentária de cerimónia é algo que muitas mulheres espanholas levam muito, muito a sério, investindo autênticas fortunas em modelos (alguns inexplicáveis) que raramente repetem noutras ocasiões. Claro que estou a generalizar, porque a maior parte das minhas amigas recicla, recorre ao armário de outras amigas e não mata a cabeça com estes assuntos. Mas, que las hay, hay:)

Tivemos o prazer de observar de tudo. Desde vestidos compridos que brilham na escuridão e que não deviam aproximar-se de fontes de ignição, just in case; aos que competiam pelo minimalismo de tamanho (se alguém se lembra da menina grega da eurovisão deste ano, eram nessa onda), aos saltos vertiginosos que obrigam a posturas caminhantes no mínimo bizarras, e esse complemento que dá título a este post: os toucados.

Como adereço em si há alguns que são verdadeiras obras de arte, bonitos, elegantes. Outros são... Digamos, espantosos (de espanto!!). E não sei por quê, mas a mim parece-me que nem todos ficamos bem de toucado... (nunca experimentei, mas estou aberta a novas sensações, lol). Sei lá, é como os shorts, são super elegantes, ou assustadores, dependendo das pernocas que lá vão dentro.

É isto é uma opinião de uma "guiri" forma carinhosa que os espanhóis utilizam para se referir aos estrangeiros que desfilam pelo país estilo gamba (do escaldão) e que usam sandália com soquete branco. Não é o meu caso, mas sou "guiri" pelo que me estão permitidas certas combinações impossíveis para os nacionais. O casaquinho de malha sempre à mão é uma delas.

Acontece que muitas manhãs o princípe me diz, qual carneiro prestes a ser degolado "ehem, Marta, acho que esses sapatos não ficam nada bem com esse vestido...". Ao que eu respondo "achas??? Olha paciência, já os tenho postos e não me apetece calçar outros".

Quer-me parecer que algumas das senhoras com toucados também não ligaram nada aos maridos-assessores de imagem.

M.

Sem comentários: