Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

28 junho, 2013

Passarinho voa , voa:)

Hoje foi dia de muitos afazeres e compras várias para preparar a estreia do M. na creche. Pois é, o petiz já tem cinco meses e meio e na próxima segunda-feira começa a creche. Glup...
Sim, vai porque decidimos que era o melhor para todos.
Sim, podia ficar mais tempo com ele em casa.
Sim, mas...
Como diz a minha amiga Amber "we're not stay-at-home-mum material" e eu já estou em casa desde o dia 1 de setembro!!! Nunca tal me tinha acontecido na vida. Estar em casa. Só. Só, que é como quem diz... Trabalha-se muito, muito mesmo, mas o projecto doméstico não é para mim. Preciso de voltar a trabalhar, de unir a minha dimensão professional a todas as outras que configuram a minha identidade. Sendo mais completa sou mais eu. E o M. vai agradecer uma mãe "equilibrada" em vez de uma mãe frustrada.
Mas nem toda a gente percebe a minha decisão, e sob a capa de comentários "respeituosos" - daqueles que não evitam um leve arquear de sobrancelha ou um sorriso forçado - vou sentindo na pele os juízos de valor de algumas pessoas que não compreendem esta opção. O que me irrita. Profundamente. Como se gostasse menos deste tesouro por isso. O fosse pior mãe por entregar o meu filho nas mãos de estranhos.
Não é verdade. Não amo mais nem menos o M. que qualquer outra mãe em relação ao seus filhos. Seja qual for a escolha vital e educativa que tome.
E não é nada fácil.
Ontem fomos à nossa primeira reunião de pais e vim de lá a chorar que nem uma madalena, lol. Vai ser bonito na segunda-feira...
Mas o M. não é "meu" e este é o seu primeiro passinho para aprender a voar fora do ninho, e conhecendo sempre o caminho de regresso a ele.
A angústia da separação que pensava que era coisa que só acontecia aos outros já se instalou e hoje fui buscar o meu passarinho a meio da noite para dormir comigo. Porque estava "inquieto". Ou seria eu?! O que é certo é que, por umas horas, fiz de conta que o podia proteger de todos os perigos e ameaças. E dormimos os dois juntinhos e sossegadinhos.
Acho que o príncipe nem deu por nada:) Tenho de lhe preguntar!
M.

4 comentários:

rute carreu disse...

Marta, tenho-te a dizer que sou muito melhor mãe aos fins-de-semana do que quando estou com eles uma semana de férias 24/24! chego ao fim das ferias um farrapo e com a minha sanidade mental diminuída.

Assim como me senti melhor mãe quando regressei ao trabalho, do que naqueles 5 meses de licença de maternidade (que tinham sido precedidos de mais uns quantos meses por baixa médica).

Posto isto, tenho a certeza que vais adorar voltar ao trabalho e ir buscar o pequeno a escola. Pode custar os primeiros dias (a mim não me custou pq estava mmo desejosa de regressar à "normalidade") mas depois passa.

Aí, também têm direito a horário reduzido durante o 1º ano de vida da criança?

bjs

Marta Anico disse...

Querida Rute, que bem que sabe ler as tuas palavras precisamente pq também acumulaste meses de baixa antes do nascimento e compreendes a minha necessidade. Só falta ver-me livre da culpa e da ansiedade para ficar em paz com esta nova etapa para todos.
Beijinho grande.

Marta Anico disse...

Querida Rute, que bem que sabe ler as tuas palavras precisamente pq também acumulaste meses de baixa antes do nascimento e compreendes a minha necessidade. Só falta ver-me livre da culpa e da ansiedade para ficar em paz com esta nova etapa para todos.
Beijinho grande.

Rute Carréu disse...

"culpa e ansiedade", são duas coisas que nascem em nós quando nascem os filhos, fazem parte do pacote ehehehe...tenho a certeza de que vais saber gerir isso sem dares conta :)
Saber que eles também ficam bem no "colo" de outros e que se divertem e descobrem coisas novas na "escola/infantário/creche" é meio caminho andado!

qual culpa qual quê?! no fim das contas, da nossa vida sabemos nós (é tão fácil opinar as vidas alheias) e digo-te mais, somos tão mais felizes quando conseguimos viver em todos os nossos papéis de paz connosco próprios (que é o + importante), do que anularmos a marta-amiga, a marta-esposa, a marta-trabalhadora em prole da marta-mãe (porque a marta são estas martas todas juntas) :)

um bjnho e tudo a correr bem na nova etapa! depois vem contar!