Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

20 julho, 2013

Ainda a propósito do fim-de-semana.

Não sei se já vos disse mas no fim-de-semana passado fizemos uma escapadinha a Roncesvalles, Navarra, onde começam (ou acabam?!) os Pirinéus. E onde pensava que tinha inicio o caminho de Santiago. Também pensava que Roncesvalles era uma vila assim para o grandota.

Descobri que o caminho na realidade começa em França, em Saint Jean de Pied du Port, e descobri que Roncesvalles é uma "paragem" com uma igreja, um albergue de peregrinos, dois restaurantes e um hotel (antigo hospital de peregrinos) e muita, muita natureza em estado puro. Só, e não é pouco.

Para além do passeio em Saint Jean, das visitas a pueblos locais e de uma pequena incursão pela Selva de Irati o melhor foi a sensação de férias, de descanso, de prazer partilhado com os rapazes cá de casa e, aparentemente, com todos os que andavam por ali a deambular como nós. Descontração generalizada, apesar dos escaldões e das bolhas nos pés que pululavam ao nosso redor, porque ao que parece a primeira etapa do caminho é das mais duras. Afinal de contas só têm que atravessar os Pirinéus.

Também foi a estreia do Martim nestas aventuras rurais de que tanto gostamos. E aguentou melhor que nós!!! Tem um fascínio pelas árvores e pelo verde que o deixa hipnotizado pelo que deve ter estado perto do seu paraíso particular.

E dei por mim a perguntar: então, se já estive em Saint Jean e em Santiago, e basicamente em todas as capitais de provincia entre o ponto de partida e o de chegada, poderá dizer-se que já fiz o caminho de Santiago?!!!

M.

Sem comentários: