Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

23 abril, 2012

Espanha e as verduras.

Por estranho que possa parecer - e digo estranho porque no mundo globalizado em que vivemos podíamos pensar que as práticas vegetarianas, macrobióticas ou vegan, nas suas infinitas variantes fossem uma realidade conhecida e uma prática extendida por todo o lado - o conceito espanhol de verduras e de vegetal é um bocadinho sui generis.

Quando vivia nas montanhas,nos Picos de Europa, onde o verde domina a paisagem, na verdade quem dominava eram as vaquinhas, os bezerrinhos e os bacorinhos. Sim, as montanhas são terras de ganadeiros e de pastores e esse é um facto incontornável à mesa. Em Potes havia 3 ou 4 talhos. E peixarias???? Zero. E digamos que a verduras não tinham muito êxito na região. Uma noite decidi pedir um sandwich vegetal e quando me trouxeram uma sande com fiambre bem grossinho para ser ver bem, bacon, ovo estrelado, maionese e alface pensei "olha, enganaram-se". Eu é que me tinha enganado, porque quando sugeri que talvez tivesse havido um engano, olharam para mim como se estivesse a falar chinês e responderam que era óbvio que era vegetal, levava alface. Pois claro, óbvio...

Agora que vivemos na cidade, na comunidade de La Rioja que todos conhecem pelo vinho, já temos peixarias com fartura e verduras e hortaliças para todos os gostos. Mas de vez em quando as diferentes interpretações do conceito "vegetal" aparecem de forma inesperada. Esta semana celebram-se as Jornadas da Verdura em Calahorra, uma cidade aqui perto, e uns amigos levaram-nos a almoçar a um dos melhores restaurantes do lugar, para provar o menú de degustação de verduras.

Aqui esta vossa amiga lá foi toda contente até ter percebido que o menú estava composto de cinco pratos de "verduras", que incluíam ingredientes como gambas, ovos estrelados, boquerones (peixe), bacalhau e, pasme-se, com queixadas, arghhhhhhh. Socorro!!!!

Estranho conceito de verduras têm estes espanhóis... Olé!!

M.