Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

03 junho, 2012

À procura do norte. Ou sul. Or whatever.

Ontem depois de regressar do workhsop de cupcakes (há fotos no FB para quem estiver interessado) e para mudar de registo depois de tanta doçura retomei a leitura de um livro de um psicólogo argentino e que tem um título que adoro "Gente tóxica. Pessoas que nos complicam a vida e como evitar que continuem a fazê-lo".

Cada capítulo descreve um tipo de toxicidade, o perfil, motivações, como identificar cada um deles e como evitar os seu efeitos nefastos. Mas o que adorei da leitura de ontem foi ter encontrado um capítulo que fala sobre nós próprios como os principais agentes da toxicidade que nos afecta!!

Dizia algo como que 80% das restrições que sentimos são impostas por nós próprios, e por mais ninguém. E não podia estar mais de acordo.

Somos nós que nos limitamos e se não existir ninguém à nossa volta para nos encorajar a ser corajosos, a descobrir as nossas capacidades e potencialidades então vamos a caminho do desastre. Um desastre que até pode ter uma aparência de êxito, de poder, de conquista, mas que no fundo é um desastre porque não há nada pior que não ser autênticos e verdadeiros, e deste modo seguir um padrão que não é o nosso.

Claro que nem todos temos as ideias bem definidas em relação à nossa identidade, mas acredito que é preferível andar á procura, experimentar novos caminhos, que permanecer aferrados a uma qualquer máscara que se projecta para o exterior e esconde a confusão que muitas vezes se sente.

Felizmente conheço bons exemplos de quem anda à procura e outros tantos de quem se anda a desfazer de máscaras.

No entretanto vou aprendendo novas habilidades para adoçar as nossas trocas de impressões.

M.