Acerca de mim

A minha foto
"Não há nada que não se consiga com força de vontade, com bondade e,sobretudo, com amor". M. Cicero

06 março, 2012

Memórias e maracujás.

Todos nós somos feitos de memórias. Fazem parte do passado e de quem fomos, mas também fazem parte do presente e explicam muito do que somos. Há recordações que aquecem o coração. Cheiros, sabores, sensações que nos transportam para outra dimensão, onde o espaço e o tempo não existem, e onde podemos permanecer quanto quisermos e precisarmos. Há outras memórias mais dolorosas, que às vezes pensamos que preferíamos esquecer, ou pelo menos esconder, dissimular assim num cantinho bem remoto de forma a impedir que nos visitassem no presente e trouxessem de volta todas essas emoções que preferíamos apagar e ignorar. Mas como diz uma dessas frases estilo 'fortune cookie' de filme americano dobrado em espanhol: "la vida es como una naranja. Por fuera bonita. Por dentro puede resultar ácida, pero nuestra obligación es pelarla y comerla!" Nem mais. Faz tudo parte da mesma essência, o doce e o ácido. Só assim se explica a minha fixação pelos maracujás... Portanto, esta semana tenho um tpc pessoal. Aceitar que os 'recuerdos' menos bons são os que dão esse toque de acidez tornam aos outros ainda mais docinhos. E que as memórias que vale a penar recordar, merecem ser incorporadas no dia a dia, não só na lembrança, mas também no pensamento e na acção. Porque há pessoas, momentos e experiências que merecem viver. M.

Como ganhar um cabaz de produtos.

De há uns tempos para cá, aqui por casa andamos um bocadinho sensíveis e solidários com as "reclamações". Sim. Ter o nosso próprio negócio tem muitas vantagens. Não temos que dar explicações a ninguém, no more reuniões intermináveis para discutir o sexo dos anjos, e devo confessar que o facto de estar enrolada com o chefe é muito emocionante. Mas... Há sempre um mas. Mas se a coisa corre mal não há ninguém mais crítico e exigente que nós próprios, e quando temos um cliente insatisfeito, que são os meeeeeeeenos, as consequências podem ser muito negativas. Diz o meu manual de marketing que um cliente satisfeito partilha a sua experiência com outras 3 a 4 pessoas, mas que um insatisfeito partilhará a sua opinião com outras 9 a 11!!!!!!!!! Depois de hiperventilar durante a leitura deste dado estatístico verdadeiramente assustador, fiquei mais descansada porque o autor diz que, sempre, mas sempre, vão existir pessoas insatisfeitas. Por vezes devido a erros cometidos pela empresa e com os quais temos a oportunidade de aprender. Por vezes sem nenhuma razão objectiva, simplesmente porque sim. Parece-me bem... C'est la vie! Portanto, quando abri o primeiro dos meus Activia de ameixa para me encontrar com um conteúdo de muesli, e depois de comprovar que o mesmo acontecia com a totalidade do pack, enviámos um mail à respectiva empresa (àqueles contactos que vêm em todas as embalagens e que sempre pensei serem só para inglês ver) e não é que passadas umas horas nos telefonou uma senhora que diz que nos quer enviar um cabaz de produtos para "minimizar os danos causados" e porque essa é "a política da empresa". Estou a imaginar o nosso cabaz: umas escrituras feitas à mão, umas liquidações de impostos autografadas, uns exemplares de papel timbrado... Acho que se os nossos clientes descobrirem que esse é o cabaz vão decidir ser clientes muito satisfeitos!!! M.